domingo, 23 de março de 2008

mbube

Solomon Linda nasceu em 1909 na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul e morreu em 1962, na mais profunda miséria, sem que a sua família tivesse sequer dinheiro para lhe mandar fazer uma campa.

Como boa parte dos negros de fora das grandes cidades, Linda trocou nos anos 30 a vida rural por trabalho em Joanesbugo. Levando consigo a herança musical dos Zulus foi aí que veio a juntar-se a outros migrantes com quem formou o grupo “The Evening Birds”.

Criando o seu próprio estilo a capella rapidamente ganharam fama e um dos que neles reparou foi Eric Gallo, dono do estúdio onde nos anos 30 os negros iam gravar a sua música nas suas línguas originais. Foi Gallo que em 1938 produziu várias sessões para a Gallo Records e foi numa delas que o grupo gravou “Mbube” (‘leão’, em zulu), cuja letra recordava as experiências da infância protegendo o gado dos ataques de leões.



Estando os negros impedidos pelo regime de receber direitos de autor, Solomon Linda vendeu a canção à Gallo Records por 10 shillings. Tornado num êxito local, este disco de 78 rmp vendeu mais de 100.000 cópias até que em 1948 chegou ao conhecimento de Pete Seeger.

Este, conjuntamente com o seu grupo “The Weavers”, resolve adaptar a música e - por confessa incapacidade de compreender a letra original - chama-lhe então "Wimoweh".



A popularidade da música continua a crescer e em 1962, após receber uma nova letra de George D. Weiss, atinge o topo de vendas na América na versão dos “The Tokens”. Chamava-se agora "The Lion Sleeps Tonight" e é nesse ano que morre Solomon Linda.



Finalmente (?), surge nos anos 90 o filme da Disney “The Lion King” e a popularidade da canção (e a sua receita) dispara para níveis não imaginados.

Estima-se que “Mbube” tenha rendido 15 milhões de dólares apenas pelo seu uso em “The Lion King”, tendo sido gravada por Jimmy Dorsey, The Tremeloes, Brian Eno, They Might Be Giants, Miriam Makeba, R.E.M., Chet Atkins, The Nylons, Manu Dibango, James Last, Henri Salvador, Salif Keita e muitos outros.

Solomon Linda morreu aos 53 anos, sem que tivesse recebido um cêntimo de ‘royalties’. Em 2006 foi estabelecida uma sentença judicial impondo o pagamento de direitos de autor aos herdeiros de Solomon Linda.

2 comentários:

sem-se-ver disse...

olha, ando praqui a roer-me: só quando voltar a casa, no próximo fds, poderei ouvir estas músicas que tens vindo a pôr - a minha placa net 'sucks', e só me permite ouvir uns segunditos...

:-(

depois ouço e comento, ok?

(supermano afina pelo diapasão da maninha benjamim...)

fj disse...

fic'àspera então desses comentários.

(ai, estes manos, estes manos... era o que eu temia, vou ter de lhes preparar um daqueles posts a que só uma bigorna ficaria insensível)
;-)