domingo, 13 de julho de 2008

Mestiçagens



Sergent Garcia - Adelita

Dei por ele na net, há uns anos atrás. Percebi então que era francês, filho de pai espanhol, e que misturava reggae, salsa, rap, hip-hop e ska. Que era o criador de uma coisa chamada 'salsamuffin' (anterior e por isso sem nada a ver com o muito mau reggaeton que agora se faz). E que se chamava Bruno Garcia mas que, para efeitos de palco, preferia ser Sergent Garcia.

Depois de ouvir algumas coisas mais antigas aquilo tornou-se uma paixão súbita. E lá fui eu, metodicamente, atrás dos álbuns, um a um, até ao best of, comprado numa loja de aeroporto em Paris.

Bruno "Sergent" Garcia é um especialista em música e ritmos das Caraíbas, onde passa muito do seu tempo e onde já gravou alguns dos seus discos.

"Lo Sargento" canta
indiferentemente em castelhano, inglês ou francês, com frequência misturando-os na mesma música. "Adelita" é um bom exemplo do domínio da linguagem musical que escolheu - neste caso a cubana. Numa animação interessantíssima e com uma história bem contada (quem conhece Cuba irá rever aqui inúmeros aspectos da "ilha"), está tudo aqui, os violinos e as harmonias caribeños, o piano e o baixo bem balançados, os metais polidos e brilhantes.

Este é o Sergent Garcia mais tradicional, o outro, o que eu conheci primeiro, está aqui.

Sergent Garcia - Revolucion


Sem comentários: